Hoje, o blog Maconha da Lata vai até você levando uma dica cultural. Trata-se do documentário realizado pelo diretor e roteirista italiano Massimo Mazzuco, que está sendo exibida na 35ª. Mostra Internacional de Cinema de São Paulo. O documentário mostra que cânhamo já era conhecido por suas qualidades terapêuticas e propriedades têxteis. Sustenta-se, até, que a própria Constituição americana foi escrita em papel dessa origem. Aslinger, portanto, usou o nome em espanhol por dois motivos: para desassociar a droga da matéria-prima e aproximar a primeira dos imigrantes mexicanos.
O documentário ainda acusa o banqueiro Andrew William Mellon, financiador de Hearst, a escolher, com interesses econômicos, a Harry J. Anslinger para chefiar a então recém-criada Agência Federal de Narcóticos (FBN). Será ele o maior algoz da maconha, amparado pelos mais de 30 jornais e revistas que Hearst colocou à disposição para a batalha.
O diretor também foca o seu olhar no problema desde a época da proibição, para isso compila uma série de entrevistas, algumas de noticiários, outras realizadas por ele mesmo, para mostrar os supostos benefícios da maconha nos seus mais diferentes usos.
Na questão medicinal, dá voz a pacientes com câncer que tiveram remissão da doença alegadamente graças ao uso de remédios à base do cânhamo.
A VERDADEIRA HISTÓRIA DA MARIJUANA, de Massimo Mazzucco (60’). ESTADOS UNIDOS. Falado em inglês. Legendas: Português. Indicação: Livre
Sessões
28/10/2011
20h10 - CINE SABESP
01/11/2011
14h00 - UNIBANCO ARTEPLEX - Shopping Frei Caneca
Sala 4
02/11/2011
17h20 - RESERVA CULTURAL
Sala 1
03/11/2011
18h20 - ESPAÇO UNIBANCO AUGUSTA
Sala 3
0 comments:
Postar um comentário