quinta-feira, 10 de fevereiro de 2011

Fumar maconha esta"ligado" ao início precoce de doenças mentais?


O artigo publicado hoje no "Notícias de Saúde" faz a afirmação de que fumar maconha esta"ligado" ao início precoce de doenças mentais. No entanto, embora o artigo implica em algum tipo de causa e efeito, essa conclusão não tem base científica.

De fato, os autores do estudo não se incomodam mesmo investigar se o uso da maconha causa doença mental ou se as pessoas com transtornos mentais fumam mais maconha do que o público em geral. Se a maconha causou a doença mental, culturas que têm uma maior taxa de fumantes de maconha do que os EUA deveriam ter uma maior taxa de doenças mentais.
 
Mas, na verdade, Culturas com maiores taxas de consumo de maconha têm menores taxas de doenças mentais do que os Estados Unidos. Isso indicaria que ao invés de maconha ser a causa da doença mental, como o artigo sugere, é justamente o inverso.


Não cabe a narrativa dos fabricantes psicotrópicos legais, como Prozac e Zoloft, que estão prestes a perder bilhões de dólares se a maconha medicinal for legalizada. Quando alguém realiza inúmeros estudos e publica muitos artigos todos com mesma conclusão, se as evidências levam a essa conclusão ou não, o olhar crítico deve suspeitar de algum motivo oculto no trabalho.

0 comments:

Postar um comentário

 
 

NÃO COMPRE, PLANTE!

 

Vamos curtir galera!

Follow maconha_dalata on Twitter

Esquadrilha da Fumaça

Visitas

 
Real Time Web Analytics