terça-feira, 18 de setembro de 2012

Bogotá inaugura primeiros centros móveis de cuidados para dependentes químicos


A Prefeitura de Bogotá abriu nesta segunda-feira as primeiras unidades móveis de cuidados para dependentes químicos que incluem o fornecimento de drogas legais substitutas, uma iniciativa nova na América Latina.

Cada um dos Centros de Atenção Móvel a Dependentes de Drogas (Camad) conta com uma equipe formada por um psiquiatra, um psicólogo, um médico, um dentista e vários enfermeiros, explicou um porta-voz da prefeitura.

A equipe está autorizada a fornecer drogas por prescrição médica e permitidas por lei que diminuam a ansiedade de dependentes de cocaína, heroína ou 'bazuko' (pasta base de cocaína, similar ao crack).

O primeiro Camad começou a funcionar em uma área do centro conhecida como 'Bronx', que sofre com altos níveis de pobreza, marginalidade e dependência de drogas.

"Este Camad é a tentativa de dar dignidade ao ser humano. Dar dignidade a crianças, mulheres, homens, jovens. Construir a paz", afirmou o prefeito Gustavo Petro, ex-senador da esquerda e ex-integrante da guerrilha M-19, desmobilizada em 1990.

Segundo a emissora de rádio RCN, a primeira paciente do Camad foi uma jovem grávida com sintomas de dependência química.

Este projeto se baseia nas experiências de Canadá, Portugal, Holanda e Suíça e destinou 1,3 bilhão de dólares a estas duas primeiras unidades.

Colocaram-se contra a proposta da prefeitura políticos de setores diversos e o procurador-geral, Alejandro Ordóñez, para quem a medida promove o consumo de drogas.

Uma lei sancionada em julho na Colômbia estabeleceu que a dependência química deve ser considerada um problema de saúde pública, e os consumidores tratados como pacientes e não como delinquentes.

A Colômbia, um dos principais países produtores de cocaína juntamente com o Peru, descriminalizou em 1994 a posse de uma quantidade pessoal de droga, estabelecida em um grama de cocaína ou 20 gramas de maconha.

0 comments:

Postar um comentário

 
 

NÃO COMPRE, PLANTE!

 

Vamos curtir galera!

Follow maconha_dalata on Twitter

Esquadrilha da Fumaça

Visitas

 
Real Time Web Analytics