sábado, 22 de janeiro de 2011

Plantas que vão ajudar a manter seu jardim sem pragas !!



Alecrim:
Afasta ratos e lesmas. Apenas plante-o no jardim ou na horta. 

Arruda: 
As folhas são ótimas para combater os pulgões e ajudam a manter os cítricos saudáveis. Ferva as folhas durante cinco minutos, deixe esfriar e pulverize sobre as plantas. 

Coentro: 
As sementes combatem ácaros e pulgões. Moa as sementes e polvilhe-as sobre as plantas e sobre o solo. 

Gerânio: 
Muito recomendado para hortas e jardins. Plante-o no jardim, sua simples presença repele pragas. 

Tomilho: 
Plantado junto ao repolho, repele a lagarta das folhas. Também tem ação contra percevejos e pulgas. Para afungentar percevejos e pulgas, moa as folhas secas e polvilhe-as sobre as plantas e sobre o solo. 

Hortelã: 
Quando plantado nas bordaduras dos canteiros, repele ratos, formigas e alguns insetos. 

Capuchinha: 
As flores e folhas da capuchinha repelem insetos como os pulgões, realçam a cor e o aroma de espécies plantadas próximas dela. Plante perto de árvores frutíferas e outras plantas. 

DICAS: 

1. Retire sempre as flores murchas e galhos secos de suas plantas. As primeiras, quando presentes, propiciam a presença de fungos e outros. Os galhos secos, por sua vez, retiram a força da planta, sua retirada revigora a planta e dá mais força para crescer, aliás este é fundamento para as podas. 

2. Joaninhas vermelhas, centopéias, lagartixas, aranhas de jardim (exceto as armadeiras que são muito perigosas ao homem) e pássaros, são bichos muito bem vindos no seu jardim. Eles se alimentam de pragas que atacam as folhas e solo. Embora seja desejável um jardim limpo e bem arrumado, a fim de evitar o aparecimento de pragas e doenças, procure sempre deixar algumas folhas mortas e gravetos para servirem de abrigo a estes defensores naturais. 

Informação Importante: as lagartixas são ótimas para evitar a presença da aranha marrom (armadeira) e outros insetos indesejáveis. 

3. Quando fornecer água e comida aos pássaros do seu jardim, lembre-se sempre de deixá-los fora do alcance de gatos e trocá-los regularmente, pois a exposição ao tempo pode propiciar a presença de fungos, que causam danos à saúde desses animais. 

Informação Importante: quando o fornecimento de comida aos pássaros for constante, jamais deixe abruptamente de alimentá-los. Uma vez acostumados com a comida fácil, podem morrer se não encontrarem rapidamente outra fonte de alimentação. 

4. Para afastar gatos do seu jardim coloque garrafas PET transparente fechadas e deitadas entre as plantas. Isso forçará os gatos a procurar seu banheiro em outro local; Os gatos parecem detestar o reflexo de garrafas transparentes de plástico com água até a metade. 

5. Outra forma de espantar os gatos é manter o solo úmido; Regue sempre e use cobertura que retenha umidade. Enterrar redes ou telas para galinheiro também é uma boa opção. Estenda a rede no chão é cubra-a com terra. Isso evitará que os gatos escavem a terra.

0 comments:

Postar um comentário

 
 

NÃO COMPRE, PLANTE!

 

Vamos curtir galera!

Follow maconha_dalata on Twitter

Esquadrilha da Fumaça

Visitas

 
Real Time Web Analytics