terça-feira, 27 de março de 2012

Gosta de esporte e Maconha? Não deixe de conferir nossa entrevista com a galera do Baskonha!!!


Hoje é dia de entrevistas e na de hoje, batemos um papo com uma galera muito legal, pois é a primeira vez que eu vejo no Brasil o fator esporte sendo relacionado com a Maconha, sem necessariamente denegrir a imagem da pessoa saudável e adepta à boa forma.

Trata-se de um encontro que rola com a galera de Porto Alegre em uma praça, no qual os amigos adoradores da  maconha, que se reúnem para jogar um basquete, fazendo uma junção de duas coisas muito boas da vida: a erva e o esporte! Confira abaixo no nosso bate-papo com essa galera maneira! Para saber mais informações, clique aqui

Vocês  fazem algum movimento pela descriminalização?

Nós na verdade nunca pensamos muito nisso. Acreditamos acima de tudo que o individuo como cidadão sabe bem a diferença do que é certo/errado. E sem dúvida é, responsável pelos seus atos/escolhas. Não vamos julgar o caráter de ninguém por um detalhe pontual, isso é fato. O conjunto é o que faz a forma! Essa filosofia é básica em todos que jogam conosco! Acreditamos que o verdadeiro demagogo é aquele que não sabe aceitar as diferenças/escolhas de terceiros, achando que no final, não ser igual a 'ele' é -ser- errado!

Aqui lidamos com fatos, não queremos argumentar/debater com ninguém na verdade. A finalidade sempre foi e sempre será o baska! Independente da sua cor/credo/raça/gosto. Aceitar e saber lidar com as diferenças, sem dúvida nos torna melhores, mais evoluídos e mais coerentes nessa sociedade maluca de hoje . Se essa semente/filosofia vingar, e mesmo que seja em apenas uma pessoa que frequente o Baskonha, torna todo o nosso empenho em botar essa 'porra para funcionar' válido!
Tinhamos 2 tipos de situação completamente discrepantes nessa praça.

ANTES do Baskonha, a mesma era um lugar muito complicado para um acesso 'pleno' a ela.... não era raro os assaltos, mendigagem, acumulo de lixo e descaso total da prefeitura. Tirando o pessoal que não tinha para onde ir, ninguém mais ia para lá frequenta-la, em resumo!

HOJE, somente o descaso da prefeitura prevalece/continua (tirando um churras que a gente ganhou de um vereador, mas isso é outra historia hahaha)! Tendo em vista as melhorias do ambiente, feitos unicamente com o esforço do pessoal que se reúne para jogar, criamos uma situação completamente inversa do que era ate então! Hoje até mesmo um colégio municipal utiliza a quadra (mantida por nos) como momento de lazer nos demais dias da semana!

Pessoas da região metropolitana já tem destino certo as terças, (Canoas, Porto Alegre, Sapucaia, Sao Leopoldo, etc..) vizinhos com famílias inteiras cansam de nos fazer relatos de que 'agora sim' podem levar os filhos/mulher para a praça em um dia de noite, e finalmente fazer coisas realmente singelas, como levar uma cadeira, sentar, tomar um chimarrão, com os filhos brincando em volta e/ou ficar de bobeira, algo IMPENSAVEL antes do advento do Baskonha.

Porque vocês criaram o evento Baskonha??

Na verdade ele não foi “criado” ele foi tomando forma faz mais de 8 anos, desde que surgiu a quadra, quase que de maneira 'orgânica'. No começo era pouca gente, foi ganhando forma, sempre teve um público meio certo, só que qual a característica básica de todas as praças municipais em território nacional?

1-Descaso publico

2-Alto potencial de ser dominado por uma galera cujo o interesse final, certamente não é o bem estar dos seus semelhantes ou de si próprio.

O Baskonha no frigir dos ovos, surgiu como foco de resistência de uma galera que estava de saco cheio dessa situação, desse descaso e de maneira 'pseudo' organizada (vinculando uma data/local certos em um primeiro momento) tenta mudar esse paradigma triste de uma região que não tem apoio nenhum ao esporte/lazer de seus cidadãos, pior, faz pouco caso com quem tenta criar um contexto diferente e deixa ao acaso do destino o pouco de estrutura que existe!

Hoje, já temos um efetivo relativamente grande, conseguimos suporte de comerciantes/moradores da região que ajudam sempre que é possível (fornecendo aquela luz marota para ligar o som ou a vassourinha magica para varrer a sujeira da quadra, etc). Enfim, hoje, pode-se dizer que o Baskonha quase q 'funciona' sozinho, movido basicamente pela vontade de estar entre amigos, em um lugar agradável, fazendo o que gosta e com pleno respaldo e apoio dos moradores vizinhos/comerciantes da região!

É notável também o crescimento de 'vertentes' vinculadas as mais diversas artes! É com muito orgulho, por exemplo, que religiosamente, toda terça (ate as 4:20!!) alguém do 'staff' faz um FLYER 'pitoresco' posta na pagina oficinal do facebook e começa já ali, de dia ainda, o 'hype' para o jogo que vai rolar a noite, já é praticamente tradição! Temos também já um material fotográfico/video bem interessante, mas que ainda pode crescer muito.

Quantos times tem comparecido?

Ultimamente anda TENSO, semana passada colaram 25 pessoas,o que da mais de 5 times, já que os times são só de 4 membros e não 5 como o convencional (devido as dimensões reduzidas da quadra.... é meu velho, quer moleza, vai tomar sopa de minhoca!!!) com jogos que vão ate 21 pontos, sempre em sequencia (perdeu sai fora mané!), mas é muito mais gente, tem gente que vai só pra toma uma ceva, assistir, amigos de amigos, o evento de uma maneira muito espontânea está se popularizando e ganhando 'corpo' de maneira exponencial.

É  existe um evento de musica também?  Quais os sons que tocam?

Sem dúvida!!! Na verdade, musica e basquete estão intimamente ligados e fazem parte de uma família muito maior e para quem já jogou com e sem som, sabe q tem uma diferença gritante, exemplo parecido eu acho que poderíamos usar com o skate, imaginem um rolé com som e outro sem, pode ser legal ambos, mas com uma trilha sonora, fica beeeem melhor... Mas isso é um assunto para uma outra conversa, mais profunda hahaha!!!!
Em resumo, toca de tudo, essencialmente Hiphop/rap, mas rola dub, reggae, dubstep, eletroalgo, pedradas genéricas... Ultimamente por investimento próprio de um membro fizemos aquisição de um a caixa de som marota (o pequeno notável), nela rola tudo, auxiliar, pendrive, cartão de memoria, celular, trás que a gente toca, é bem democrático!!


Tem algo que voces queiram dizer, deem recado pro pesssoal!

Baska Sagrado + camaradagem sem treta, sempre as terças.
Se for detentor  de uma alma boa e bem intencionado, seja bem vindo!
E profissional, só na NBA, aqui é o BASKONHA PORRA!

Fonte: http://maconhadalata.blogspot.com.br/2012/03/gosta-de-esporte-e-maconha-nao-deixe-de.html


6 comments:

say yeah! disse...

é disso !!

Anônimo disse...

https://www.facebook.com/Baskonha

Anônimo disse...

Pq terça é dia. Hahaha

Anônimo disse...

Muito bom! Parabens pra galera, iniciativa nota 1000! Se o estado ta no gesso e sendo comido por rato, a gente nao tem culpa!

Alex Correa disse...

Baskonha é o legitimo espírito de Block Party ... RUA

Anônimo disse...

basquete da gurizada medonha!!!

Postar um comentário

 
 

NÃO COMPRE, PLANTE!

 

Vamos curtir galera!

Colaboradores

Esquadrilha da Fumaça

Visitas

 
Real Time Web Analytics