Ao contrário do que muitos proibicionistas dizem por aí, a Europa no geral não acha que a política de descriminalização da maconha seja fracassada. Tudo não passa de mais uma infâmia de muitos que não aceitam os verdadeiros fatos sobre a Maconha. A maior prova que a descriminalização é o caminho, está estampada cada vez mais nas capas dos jornais. Nesta semana que passou foi a vez da Dinamarca assumir que os eleitores vão votar pela legalização da maconha, enquanto na França, com a proximidade das eleições, o tema que até então andava meio adormecido, voltou a ser pauta na política nacional.
As últimas pesquisas encomendadas pelo governo francês, apontam que pelo menos 4 milhões de pessoas fumaram maconha pelo menos uma vez durante o ano. Os estudos ainda apontam que 1,2 milhões de franceses se utilizam da maconha regularmente. Contudo, assim como no Brasil, a política nas terras napoleônicas são de repressão, desde o inicio da guerra as drogas promovida pelo presidente americano Richard Nixon, em 1970.
O ex-primeiro-ministro Dominique de Villepin pediu a descriminalização do consumo de cannabis, ele gostaria de ver uma violação de sanção simples. "Eu não tenho certeza de que estamos prontos para a legalização, mesmo para a legalização perante um controle do Estado. Por enquanto, é hora de descriminalizar o uso de cannabis , fazendo com que isso seja um delito menor”.
2 comments:
Enquanto ele tem dúvida se há preparo pra legalização, eu não tenho dúvida que não há preparo pra repressão aqui no Brasil. Policiais sem pingo de educação e equilíbrio aproveitam pra extorquir ou torturar/matar.
Existe toda uma questão educacional de consciência para descriminalização da maconha, as marcas preconceituosas do passado devem ser sanadas.
Postar um comentário