quarta-feira, 18 de julho de 2012

Maconha como alternativa do crack, aperta 13420 ( Por Dr. André Barros)

O crack preocupa muito pelo alto grau de dependência que causa e seus efeitos devastadores, fazendo a pessoa perder apetite, peso, libido sexual, prazeres, caindo numa constante "fissura", que leva ao uso ininterrupto até que acabe o estoque da droga ou a exaustão do usuário. O efeito do crack é muito prazeroso, mas dura pouquíssimo tempo, gerando logo a fissura por mais quantidade. Esta é a conclusão da faramacêutica e pesquisadora Tharcila Viana Chaves em sua dissertação de mestrado no Departamento de Psicologia da Universidade Federal de São Paulo.

Recentemente, o governo do Presidente do Uruguai José Mujica apresentou projeto de segurança pública ao Parlamento voltado para a redução de consumo do crack, da violência e da força do narcotráfico, através da maconha. O Estado passaria a vender 40 cigarros de maconha por mês por pessoa. Assim, o governo uruguaio entende que, com o uso de maconha, vai enfraquecer a venda de crack e reduzir a violência. Pois milhões de pessoas passam a usar crack, caindo rapidamente em sua dependência, pela falta de maconha, retirada, propositadamente, pelos cartéis, que controlam a distribuição das drogas tornadas ilícitas, como classifica a Juíza Maria Lúcia Karan.

Em São Paulo, 2010, o psiquiatra Dartiu Xavier da Silveira, diretor do Programa de Orientação e Tratamento a Dependentes da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) realizou pesquisa com 50 dependentes de crack com o uso de maconha. Todos trocaram o crack pela maconha e 68 % depois deixaram, inclusive, de fumar maconha. A maconha tem um grau fraco ou nulo em classificações de grau de dependência e seu uso é estratégico para sair da dependência do crack. Relaxa, abre o apetite, tem efeito afrodisíaco e favorece a homeostase, em outras palavras, o equilíbrio do sistema fisiológico.
No Rio de Janeiro, como em outros lugares do mundo, esse drama mistura-se à miséria, gerando um cenário urbano terrível em plena luz do dia. Há jovens, crianças e adolescentes grávidas prostituídas por cinco reais, o preço instigante da pedra do crack.

A política de internação compulsória, além de inconstitucional, vira apenas mais um aparelho da repressão, ainda mais num país que pretende anistiar seus torturadores sem saber da verdade. Alternativamente, podemos levar à Câmara dos Vereadores a proposta de mobilização da sociedade com a participação de ativistas, vítimas, neurocientistas, psiquiatras, juristas acerca da combinação de dois programas: políticas sociais de erradicação da miséria combinadas com o uso da maconha como porta de saída para a dependência do crack.

Esse debate é baseado no artigo 2º da Lei 11343/2006, especificamente em seu parágrafo único: “ Pode a União autorizar o plantio, a cultura e a colheita dos vegetais referidos no caput deste artigo, exclusivamente para fins medicinais ou científicos, em local e prazo predeterminados, mediante fiscalização, respeitadas as ressalvas supramencionadas.”

Vamos levar este debate à Câmara dos Vereadores, em plena Cinelândia, apertando um, três, quatro e vinte no dia da eleição!


ANDRÉ BARROS é advogado da Marcha da Maconha e candidato a Vereador com o número 13420


"Curta" a página do Dr. André Barros no Facebook:
http://www.facebook.com/advogadoandrebarros

FONTE: http://maconhadalata.blogspot.com

6 comments:

Anônimo disse...

n concordei com a candidatura do André barros para vereador esse ano!ele rachou o movimento qndo assumiu uma briga politica contra o Renato cinco....

Anônimo disse...

sou mãe de adolescente e sou contra a qualquer tipo de droga, descobri a pouco tempo que meu filho de 17 anos usa maconha, fiquei muito triste ele de várias maneiras tenta me convencer que jamais ira usar outra droga e isso jamais vou aceitar a maconha é um caminho pra outras drogas, o senhor andre não deve ter filhos, entrei neste site porque meu filho tenta me convencer que maconha não é droga, tudo que faz mau é droga1

Anônimo disse...

Se for assim "mãe", pare de tomar os remédios que você compra na farmácia, pare também de comer açúcar, frituras, doces, pois tudo isso faz mal.

Seu depoimento é chulo,sem sentido e mostra que você não sabe nada da maconha, ao citar que ela é porta de entrada para outras drogas.

Você diz sofrer porque sue filho fuma maconha, portanto vc sofre, pq vc é desinformada e fala asneiras!!!

Anônimo disse...

Boa, sou o filho dela haha

APERTA 1,2 4 E 20 !

André Barros disse...

tenho três filhos e compreendo a preocupação que a mãe colocou, já que são décadas de preconceito com a maconha e temos de debater esse assunto de cabeça aberta. Só o fato de fazer o debate é um começo.
Agora, dizer que rachei o movimento é totalmente absurda, pois a Marcha da Maconha tem pluralismo político e ninguém é o comandante do movimento, pois o evento é transversal e horizontal. Tanto o Cinco, quando eu, se tivermos 10 mil votos seremos eleitos e temos potência para eleger os dois. O que seria sensacional, pois acabaríamos com a hipocrisia da Comissão de Drogas da Câmara dos Vereadores. Sempre incentivei a candidatura do Cinco e espero que ele seja eleito, como eu também, toda a sorte para o Cinco nessa eleição!!!

Boldinho_D2 disse...

Isso ai Dr André, falou tudo, como sempre! Abraço e sorte na sua candidatura e do Cinco!

:-)

Postar um comentário

 
 

NÃO COMPRE, PLANTE!

 

Vamos curtir galera!

Follow maconha_dalata on Twitter

Esquadrilha da Fumaça

Visitas

 
Real Time Web Analytics