sábado, 8 de setembro de 2012

FHC e sua ótica na defesa da descriminalização da maconha


Entre as grandes polêmicas do nosso tempo, os debates sobre o consumo de maconha são, certamente, um dos mais acalorados. De um lado estão os setores mais conservadores, decisivamente contrários à liberação do uso da erva. Do outro lado, os setores mais libertários, que defendem, de modo não menos enfático, a sua legalização.

Nos últimos anos, a ideia de que a proibição talvez não seja a melhor maneira de lidar com os prováveis malefícios causados pelo consumo de maconha tem ganhado cada vez mais consistência. Nessa perspectiva, podemos citar o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso como uma das personalidades públicas que defendem a necessidade de um novo debate sobre a questão das drogas.

Ainda segundo Fernando Henrique, “a visão predominante até agora [resolver a questão das drogas pela violência] não funciona. Todas as drogas fazem mal, sem exceção, inclusive a maconha. Então não pode ser livre também. Legalizar não quer dizer ter livre acesso. Tem que ser regulado, com campanhas para mostrar o mal que faz. Tem que ampliar o serviço de saúde porque a maconha, em excesso, tem efeitos negativos que demandam tratamento médico”.

De acordo com o relatório divulgado pela Comissão Global sobre Política de Drogas (presidida pelo próprio Fernando Henrique Cardoso), “a guerra global contra as drogas fracassou, com consequências devastadoras para indivíduos e sociedades pelo mundo afora”. Desse modo, a comissão internacional propõe a legalização da maconha e outras drogas como forma de enfraquecer o crime organizado.

Por outro lado, a guerra contra as drogas também é utilizada para escamotear as intervenções estadunidenses em outros países (Plano Colômbia, Iniciativa Mérida), para a ocupação militar das favelas brasileiras e para a repressão policial contra jovens pobres (principalmente negros).
Em suma, a realidade nos mostra que a guerra contra as drogas não surtiu o efeito esperado. Não diminuiu o número de usuários e, em contrapartida, contribuiu peremptoriamente para o crescimento da violência.

Não obstante, está demonstrado cientificamente que a maconha é menos letal do que várias drogas lícitas. Desse modo, é no mínimo controverso permitir o consumo de tabaco ou álcool, por exemplo, e reprimir o uso de maconha.

Em última instância, é um crime ambiental determinar arbitrariamente que a cannabis sativa, vegetal que está no planeta há mais tempo que o ser humano, tenha cerceado seu direito à existência.

Portanto, a posição de Fernando Henrique Cardoso, ao propor que a questão das drogas seja tratada como caso de saúde e não de polícia, mostra-se extremamente lúcida. Pode não ser a solução, mas pelo menos enseja a possibilidade de se debater um tema demasiadamente polêmico e complexo.

2 comments:

Anônimo disse...

LISTAS DOS 10 SENADORES QUE VOTARAO A DESCRIMINALIZAÇÃO DA MACONHA, E SEUS RESPECTIVOS EMAILS E PERFIS NO FACEBOOK ETC... PRA QUEM SENTIR VONTADE DE IR LÁ DEIXAR SUA OPINIÃO !!!


1)Jorge Viana (PT-AC) jorgeviana.acre@senador.gov.br
www.facebook.com/senadorjorgeviana

2)Pedro Taques (PDT-MT)[ pedrotaques@senador.gov.br
www.pedrotaquesmt.com.br
www.facebook.com/pedrotaques

3)Lídice da Mata (PSB-BA) lidice.mata@senadora.gov.br
lidice.com.br
www.facebook.com/LidicedaMata

4)Eunício Oliveira (PMDB-CE) eunicio.oliveira@senador.gov.br
www.eunicio.com.br
www.facebook.com/pages/Eun%C3%ADcio-Oliveira/147474322001734

5)Ricardo Ferraço (PMDB-ES)ricardoferraco@senador.gov.br
www.ricardoferraco.com
www.facebook.com/RicardoFerraco

6)Benedito de Lira (PP-AL) benedito.lira@senador.gov.br
www.beneditodelira.com
www.facebook.com/beneditodelira

7)Aloysio Nunes Ferreira (PSDB-SPaloysionunes.ferreira@senador.gov.br
www.aloysionunes.com
www.facebook.com/pages/Aloysio-Nunes-Ferreira/154092474632496

8)Clovis Fecury (DEM-MA) clovis.fecury@senador.gov.br

9)Magno Malta (PR-ES) [magnomalta@senador.gov.br
www.senado.gov.br/senadores/senador/MagnoMalta
www.facebook.com/pages/Magno-Malta/154509004619698

10)Armando Monteiro (PTB-PE) armando.monteiro@senador.gov.br
www.armandomonteiro.com.br
www.facebook.com/pages/Armando-Monteiro/206408749431314
playmogil likes this Like This
Quote

Anônimo disse...

Ta mais do que certo

Postar um comentário

 
 

NÃO COMPRE, PLANTE!

 

Vamos curtir galera!

Follow maconha_dalata on Twitter

Esquadrilha da Fumaça

Visitas

 
Real Time Web Analytics