segunda-feira, 24 de setembro de 2012

Pequisa aponta que brasileiros tem maior repulsa a ateus e usuários de drogas


O Brasil é um país religioso, que em suma, costuma levar seus conceitos bíblicos para debater assuntos de grande importância na sociedade, como é o caso do uso de substâncias entorpecentes. Com esta perspectiva completamente equivocada, criamos tabus e repulsa aos usuários de droga, criando preconceitos que são levados adiante e que acabam por desembocar um apoio retrógrado e sangrento do conceito de “guerra às drogas”.

Sim, é verdade, o brasileiro é um ser atrasado quando o assunto são as drogas. No nosso, país, ainda temos grande repulsa a usuários de maconha, cocaína, crack entre outras drogas, muito em partes devido à maneira medrosa, covarde e moralista que enxergamos o assunto. Não precisa ir muito longe para vermos que em nosso país ainda temos muitos resquícios da ditadura militar incrustada em uma grande parcela da sociedade.

Prova disso tudo é que em uma pesquisa quantitativa no qual os entrevistados se submeteram a um questionamento - Vou falar de alguns grupos de pessoas e gostaria que você dissesse o que sente normalmente quando vê ou encontra desconhecidos do tipo deles- os vencedores da repulsa foram os ateus, sendo seguido de perto pelos usuários de drogas.

A pesquisa feita pela Fundação Perseu Abramo constatou que, das pessoas consultadas, 17% afirmaram ter repulsa/ódio aos descrentes em Deus, 25% declararam antipatia e 29%, indiferença.

No item antipatia, os usuários de drogas aparecem com um ponto percentual a menos (24%).
À pergunta sobre quais as pessoas que menos gostam de encontrar, 35% responderam que são os usuários de drogas, seguidos pelos descrentes (26%) e ex-presidiários (21%).

O elevado grau de repulsa aos dependentes químicos, na pesquisa, não chega a surpreender porque são considerados pelo senso comum como geradores de problemas, na família e na sociedade, e, por isso, estão na pauta da mídia, que se usa de um sensacionalismo exarcebado para ganhar audiência, prestando assim um grande deserviço à sociedade. 

0 comments:

Postar um comentário

 
 

NÃO COMPRE, PLANTE!

 

Vamos curtir galera!

Follow maconha_dalata on Twitter

Esquadrilha da Fumaça

Visitas

 
Real Time Web Analytics