segunda-feira, 13 de fevereiro de 2012

Será que não existe outra solução a não ser a repressão e a carnificina da guerra às drogas?

Não são raras as vezes que a chamada guerra às drogas mata jovens e pessoas inocentes. Isto não é um paradigma que acontece nesse ou naquele país, mas sim em todas as localidades no qual se adota a repressão contra a droga. Nós, brasileiros, convivemos com isso a todo dia, basta ligar a rádio ou ler o jornal com assiduidade e veremos sempre a carnificina gerada pelo tráfico de drogas. Assim como nós, México, Colômbia e por quê não os Estados Unidos, vivem uma batalha que normalmente desemboca em lugares ou bairros de concentração de pessoas de baixa renda.

Casos como o do menino que foi assassinado no Bronx pela polícia nova-iorquina, simplesmente por ter fugido de uma abordagem devido estar portando uma pequena quantidade de maconha, levam uma pequena reflexão a nós: até onde vale o aparato policial para reprimir esses jovens? Afinal, estas personagens são mesmos marginais ou são apenas usuários de drogas que estão sendo tratados erroneamente pelas leis?


A reflexão é válida, justamente para aqueles que sempre apontam o dedo para outro, no intuito de julgar as atitudes, afinal sinceramente, os usuários de drogas – já respondendo a pergunta supracitada, são os nossos amigos e parentes. Nem sempre são os indigentes que se amontoam nas grandes capitais e que nós, cidadãos comuns, em muitas das vezes fingimos não ver.

Para servir de base, neste último ano que se passou, cerca de 50.000 pessoas foram detidas por posse de maconha, sendo que quase predominantemente jovens negros e latinos, mostrando como uma parte do problema também é racial e não só do uso de entorpecentes. Será, que depois de tantas detenções e violência, não chegou a hora de tentarmos uma solução mais pacífica e que seja menos danosa para a sociedade?

1 comments:

luca disse...

É claro e obviu que existem formas e soluções mais pacíficas e humanas para tratar deste assunto, como já existe em outros países, mais politicamente corretos. Só que aqui uma política ultrapassada com modelos arcaicos de repressão subjulgam o povo, extorquindo, corronpendo, forjando provas e uma série de artifícios e prerrogativas que só visam grandes lucros, jamais o lado humano da coisa.
Imagine uma cidade ou lugar onde todos os maconheiros fosem para frente da delegacia com seus baseados querendo se entregar alegando que estão cometendo crime de fumar maconha, teriam que ser presos? Milhares ou centenas de pessoas para serem fichadas e autuadas, levaria mais de uma semana e a fila daria voltas no quarteirão, onde colocar tanta gente? Chamariam a tropa de choque para dispersar a multidão e não prenderiam ninguém? Ou prenderiam só algumas pessoas para que servissem de bodes espiatórios? Veja que coisa sem lógica um absurdo, o Brasil um país tão belo com a natureza das mais ricas do mundo, e situações de atraso total. Porque isso? Estamos deixando de lado por fraqueza ou falta vontade de se tomar uma atitude que mude isto de uma vez por todas, não podemos deixar que homensinhos de terno e gravata façam da vida das pessoas um inferno. Legalize agora. jáh.

Postar um comentário

 
 

NÃO COMPRE, PLANTE!

 

Vamos curtir galera!

Follow maconha_dalata on Twitter

Esquadrilha da Fumaça

Visitas

 
Real Time Web Analytics